Ontem tive que comparecer a Capacitação de Professores da Rede. Um programa gravado nos moldes "Salto para o Futuro". Uma Doutora em Educação e dois elementos da SME/RJ do setor de Alfabetização.
Para a defesa da ideia da alfabetização para "todos" em um ano, o ciclo foi acusado de provocar as chamadas distorções série/idade. A solução para isso uma proposta de alfabetização fonética - não fônica como foi várias vezes frizado - sem a predominância de um método específico.
Paradigmas de BOLA de MALA.. ahhh mas tudo muito contextualizado, seja lá o que entendem por contexto!
Apesar da enfase para que o trabalho de alfabetização parta do texto os textos seguem a linha: "A bola de Raul é Azul, a bola de Arabela é amarela..." Tudo bem, não é cartilha, é poesia. Assim pode.
A entrevistadora pergunta: E a relação entre a alfabetização e letramento? Suspiro...penso antecipar a resposta...surpresa...
Resposta: Como Emília Ferreiro defende... Para tudo!!! Como assim? Alguém me atualize por favor, em qual obra Emília Ferreiro se refere ao letramento?
Saiu isso em algum livro recente da autora da Psicogênese e eu perdi?!
Segundo bloco. Logo de saida sou obrigada a ouvir que os processos de leitura e escrita são concomitantes... SOCOOOORROOOO!!! Coisa que qualquer professor alfabetizador sabe, mesmo que nem sempre entenda como isso ocorra, é que os processos de leitura e escrita são distintos (ocorrendo em zonas distintas do cérebro inclusive)!
Terceiro bloco: como trabalhar: Power Point com desenho de chamadinha, meninos de um lado meninas de outro. "quantos meninos há?" "qual letrinha começa?" . As professoras presentes começam a se revirar nas cadeiras. Desanimo. Ahh isso a gente já faz...
Ultimo bloco: perguntas - selecionadas é claro! - das professoras. O que fazer quando a criança está no meio do ano letivo mas ainda não consegue ler e escrever? Resposta: Alfabetizar é muito simples, não é isso tudo. Basta mostrar para ela a letrinha, o som...B com A BA, com C CA, com D DA. Pronto! Mostra o sonzinho que faz... mostra a boca...(sic!)
Terceiro bloco: como trabalhar: Power Point com desenho de chamadinha, meninos de um lado meninas de outro. "quantos meninos há?" "qual letrinha começa?" . As professoras presentes começam a se revirar nas cadeiras. Desanimo. Ahh isso a gente já faz...
Ultimo bloco: perguntas - selecionadas é claro! - das professoras. O que fazer quando a criança está no meio do ano letivo mas ainda não consegue ler e escrever? Resposta: Alfabetizar é muito simples, não é isso tudo. Basta mostrar para ela a letrinha, o som...B com A BA, com C CA, com D DA. Pronto! Mostra o sonzinho que faz... mostra a boca...(sic!)
Não me sinto mais capacitada. Sinto-me mais infeliz. Com o desrespeito, com os rumos que a educação toma dia a dia nesta rede. Segundo a secretária em sua aula inaugural uma rede FELIZ!! Acho que definitivamente vivemos redes diferentes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário